É uma doença causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo óptico e tem como consequência, comprometimento visual. Existe também o glaucoma de pressão ocular normal.
A doença é assintomática no ínicio. A perda visual só ocorre em fases mais avançadas e compromete primeiro a visão periférica. Depois, o campo visual vai estreitando progressivamente até transformar-se em visão tubular. O tratamento é realizado com colírios ou cirurgia e, se não realizado, adequadamente, pode evoluir para cegueira.
É considerado uma urgência oftalmológica devido a um aumento rápido, doloroso e grave na pressão intraocular.
Acomete os recém nascidos e necessita de tratamento precoce para evitar a cegueira.
É o tipo mais comum de glaucoma e tende a ser hereditário, mas sua causa é desconhecida. Aparece com mais frequência a partir dos 40 anos e costuma ser diagnosticado em consulta de rotina.
Causado principalmente pelo uso de medicamentos, traumas ou por outras doenças oculares e sistêmicas.
Feito o diagnóstico, a indicação de cirurgia vai depender da avaliação médica. Após um exame completo dos olhos, o médico deve conversar com o paciente para decidir o momento ideal.
Clínica de Olhos Memorial Visão | Avenida Mendonça Furtado, 1501 – Santa Clara - Santarém-PA / Esquina com Travessa Silvino Pinto